top of page

Conta suspensa no Mercado Livre e Mercado Pago. Saiba quais são as causas e como recuperar sua conta.

Atualizado: 14 de abr.

Todos os marketplaces possuem Termos e Condições que visam regular o uso e impedir irregularidades na plataforma, podendo aplicar sanções a determinados atos, como advertências e a suspensão da conta.

 

Essa suspensão afeta diretamente a reputação e as vendas do comerciante, além de, muitas vezes, suspender o acesso ao saldo da conta, ou seja, além de não poder vender os seus produtos, o usuário também não tem acesso aos valores que recebeu pelas vendas que já realizou.

 

A suspensão pode ser temporária ou permanente e o saldo na conta pode ficar suspenso até que o assunto seja resolvido, no entanto, são diversos os casos que os valores não são liberados, sendo necessário o apoio judicial.

 

Causas de suspensão no Mercado Livre e Mercado Pago



Os marketplaces possuem regras que definem algumas ações como irregulares e causam a suspensão da conta. A análise, muitas vezes é feita por algoritmo, afastando a ação humana, o que acaba gerando muitas decisões equivocadas.

 

A suspensão, via de regra, deve ocorrer com aviso prévio e deve ter tempo para o usuário se defender, porém, muitas vezes ocorre de forma imediata e sem justificativas, o que causa prejuízo ao usuário.

 

Os casos mais comuns de suspensão são:

 

  • Uma única pessoa com mais de uma conta com os mesmos dados cadastrais. 

  • Vender ou divulgar produtos proibidos e listados na plataforma. 

  • Infringir qualquer direito de propriedade intelectual. 

  • Descumprir a política de cadastramento de produtos. 

  • Ter muitas reclamações de cancelamentos de vendas ou demora na entrega dos produtos. 

  • Enviar número, e-mail, links externos ou endereço para contato ao comprador e realizar a venda fora da plataforma. 

  • Ter uma linguagem inapropriada, como usar linguagem rude ou xingamentos. 

  • Não resolver as reclamações dos consumidores de forma reiterada e repetitiva. 

  • Falta de pagamento de algum serviço oferecido pela plataforma. 

  • Ser menor de idade. 

  • Ter pendências tributárias.

  • Fazer transações bancárias temerosas.

     

Infelizmente, o que muito acontece é o marketplace não avisar adequadamente qual a razão específica que motivou a suspensão, limitando-se a informar que houve irregularidades ou que o usuário infringiu os termos de uso, que é uma forma bem ampla, pois o usuário acaba não sabendo o verdadeiro motivo pelo qual a sua conta foi suspensa.

 

Formas de recuperar sua conta suspensa no Mercado Livre

 

Se você não sabe quais atitudes levaram à suspensão de sua conta, o primeiro passo para recuperar sua conta na plataforma é entrar em contato com a plataforma através de e-mail, chat ou Whatsapp. É importante sempre tentar o contato por escrito para comprovar as tentativas e respostas recebidas. Nesses casos, a comunicação é morosa e muitas vezes ineficiente pois as respostas são robotizadas e genéricas, o que faz perder muito tempo, mas é importante sempre tentar um diálogo direto e por escrito.


Caso você não consiga solucionar o problema direto com a plataforma, procure um advogado especializado nesses casos para resolver seu problema de forma segura e eficiente.

 

Através da orientação de um advogado, você pode ter a opção de enviar uma notificação extrajudicial para a plataforma solicitando urgência para que sua conta seja imediatamente reativada e que possa ter acesso ao saldo depositado que porventura esteja bloqueado também. Essa opção é uma forma de fazer com que um corpo jurídico saiba do seu problema e analise sua situação individualmente (afastando aquela análise robotizada de atendimento). Outra opção é a ação judicial onde se pede o desbloqueio de sua conta e do saldo de forma liminar (urgente). No processo judicial também é possível requerer indenização por danos morais e danos materiais por lucros cessantes e/ou danos emergentes.

 

Antes de tomar qualquer medida, procure um especialista para ajudar, pois às vezes um email mal formulado pode trazer mais prejuízos que soluções.


Nós somos um escritório que possui mais de 10 anos atuando diretamente em casos que envolvem os mais diversos tipos de bloqueios de contas nas várias plataformas de marketplace, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza entre outros. Às vezes essas plataformas bloqueiam a conta do usuário sem dar maiores satisfações, causando diversos prejuízos aos usuários que utilizam a plataforma e têm como sua fonte de renda. Nosso trabalho consiste em analisar caso a caso para uma melhor forma de abordar a plataforma e conseguir a liberação/reativação da conta.


Para entrar em contato conosco: https://wa.me/dbbz.com.br

 

 
 
bottom of page